PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE ROÇA APRESENTAM DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

 

PREOCUPADOS COM A FALTA DE PROPOSTAS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE ROÇA APRESENTAM DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO MUNICIPAL





    Veja o documento na íntegra:


# Projeto de Governo: 











"Lagoa de Roça para Todos"





Eixo:

Educação






Railton Tomaz Fernandes


S.S. de Lagoa de Roça, PB 

2024


























“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” - Paulo Freire























1.  Educação :

Promovendo uma Educação Transformadora e Crítica em São Sebastião da Lagoa de Roça, PB

Introdução

A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, os dados apresentados sobre o desempenho dos alunos no município de São Sebastião da Lagoa de Roça, PB, revelam desafios significativos. A taxa de atraso escolar e as oscilações nas notas do Enem indicam que há espaço para melhorias.

Nesse contexto, a pedagogia crítica emerge como uma abordagem essencial para transformar a educação. Ela não se limita apenas à transmissão de conteúdos, mas busca desenvolver cidadãos críticos, conscientes e ativos. A pedagogia crítica questiona estruturas sociais, promove a reflexão e incentiva a participação dos alunos na construção do conhecimento.

Este projeto além de se comprometer diretamente com a oferta da Educação Básica, caracteriza-se, também, como entidade comprometida com a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, obedecendo à legislação pertinente a ela em todos os âmbitos, assim como as normativas e diretrizes nacionais, estaduais e municipais. Um importante referencial legal é ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.394/96. Assim como as Diretrizes, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), um importante documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE) (BNCC, Introdução, 2017). 

Portanto, este documento respalda-se em princípios éticos, políticos e estéticos que contribuam para a formação integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, conforme orientações das Diretrizes Curriculares Nacioó menais da Educação Básica (DCN).


Diagnóstico da realidade Local:

Vamos analisar os dados apresentados no gráfico sobre o percentual de estudantes com aprendizado adequado no 9° ano do ensino fundamental no município de São Sebastião da Lagoa de Roça, PB.


Como anda o aprendizado :


  1. Desempenho em Português:

    • Em 2017, apenas 17% dos alunos demonstraram aprendizado adequado em Português.

    • Em 2019, houve um aumento significativo para 33%.

    • No entanto, em 2021, o percentual caiu para 27%.


  1. Desempenho em Matemática:

    • Em 2017, apenas 4% dos alunos apresentaram aprendizado adequado em Matemática.

    • Em 2019, houve um aumento para 13%.

    • Entretanto, em 2021, o percentual diminuiu novamente para 11%.


As metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) são importantes para avaliar o progresso educacional. No caso de São Sebastião de Lagoa de Roça, a meta para o IDEB era de 4,9. No entanto, o município alcançou uma pontuação de 4,5 em 2021.

 Embora não tenha atingido a meta, houve uma melhoria contínua ao longo dos anos, conforme evidenciado pela evolução do IDEB desde 2005. O compromisso com o Plano Municipal de Educação (PME) e o foco contínuo na qualidade da educação são essenciais para alcançar metas mais ambiciosas no futuro. 



Alunos com atraso escolar de dois anos ou mais


O gráfico acima apresenta informações sobre o percentual de estudantes com mais de dois anos de atraso nos anos finais do ensino fundamental em São Sebastião da Lagoa de Roça, PB. Vamos analisar os dados:

  1. EEEF ELIDIO SOBREIRA:

    • Em 2021, aproximadamente 27,2% dos alunos estavam com atraso escolar de dois anos ou mais.

    • Sugestões de Melhoria:

      • Implementar programas de reforço escolar específicos para esses alunos.

      • Realizar avaliações diagnósticas para identificar as principais dificuldades de aprendizagem.


  2. EMEF ANTONIO PEDRO DOS SANTOS:

    • Em 2021, cerca de 49,8% dos alunos estavam com atraso escolar de dois anos ou mais.

    • Sugestões de Melhoria:

      • Criar estratégias de recuperação intensiva para os estudantes com maior atraso.

      • Envolver os pais e a comunidade no acompanhamento do progresso dos alunos.

Esses dados indicam a necessidade de intervenções direcionadas para auxiliar os estudantes que estão atrasados em relação à série esperada. Além disso, é fundamental investigar as causas desse atraso e implementar medidas eficazes para reduzi lo ao longo do tempo.

Percentual de alunos com aprendizado adequado em Matemática

 O gráfico representa o “Aprendizado Apropriado em Matemática” em duas escolas diferentes no ano de 2019. Vamos analisar o que isso significa:

  1. EEEF ELIDIO SOBREIRA:

    • A barra azul escuro indica que 21,4% dos alunos dessa escola atingiram um nível de aprendizado considerado adequado.

    • Isso significa que cerca de 1 em cada 5 alunos da EEEF ELIDIO SOBREIRA demonstrou um desempenho satisfatório em relação aos conteúdos estudados.


  1. EMEF ANTONIO PEDRO DOS SANTOS:

    • A barra vermelha indica que apenas 2,7% dos alunos dessa escola alcançaram o nível de aprendizado adequado.

    • Isso significa que a maioria dos alunos da EMEF ANTONIO PEDRO DOS SANTOS não atingiu o patamar esperado em termos de aprendizado.


Taxa de Participação no ENEM


Com base nos dados das melhores escolas públicas do Brasil, vou analisar o desempenho dos alunos do ensino médio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de acordo com o gráfico fornecido:

1. **Escola ECI EEM MONSENHOR JOSÉ BORGES**:

     Média geral (exceto redação): 482 pontos.

     Taxa de participação: 49% (40 alunos participantes).

     Notas por área:

  •        Ciências Humanas: 489 pontos.

  •        Ciências da Natureza: 463 pontos.

  •        Linguagens e Códigos: 495 pontos.

  •        Matemática: 482 pontos.

  •        Redação: 600 pontos.


     A escola apresenta uma média razoável no Enem, com destaque para a redação (600 pontos). A taxa de participação de 49% indica que mais da metade dos alunos não fez o ENEM.

     Propostas de Melhoria e Objetivos Gerais:


  1. Infraestrutura Escolar:

    • Investir na construção e reforma de escolas públicas.

    • Adesão ao programa de Escola Integral.

    • Adesão e implementação da educação Camponesa.

  2. Formação de Professores:

    • Capacitar professores e criar programas de educação continuada para adultos.

  3. Qualidade do Ensino:

    • Investigar as razões por trás da ineficiência e implementar estratégias específicas para melhorar o ensino de Português.

    • Desenvolver programas direcionados para melhorar as habilidades matemáticas dos alunos.

    • Monitoramento contínuo para avaliar a eficácia das medidas implementadas.

  4. Currículo e Abordagem Pedagógica:

    • Investir em preparação específica para as áreas com pontuações mais baixas (Ciências da Natureza e Matemática).

    • Incentivar maior participação dos alunos no Enem, pois isso pode impactar positivamente a média geral.

    • Desenvolver um currículo que dialogue com a realidade local, incluindo temas relevantes para os alunos.

    • Abordar questões sociais, culturais e ambientais.

    • Capacitar os educadores na pedagogia crítica.

    • Incentivar práticas inovadoras e reflexivas em sala de aula.

  5. Participação e Engajamento:

    • Estimular debates, projetos e pesquisas.

    • Envolver os alunos na resolução de problemas da comunidade.

    • Valorizar a compreensão e aplicação do conhecimento, não apenas a memorização.

    • Redefinir critérios de avaliação para refletir a pedagogia crítica.

    • Engajar pais, empresas e organizações locais.

  6. Ambientes de Aprendizagem:

    • Criar espaços de aprendizagem além da sala de aula.









Fundamentação teórica: 


A tendência progressista libertadora, segundo Aranha (1996), teve sua origem na década de 60, baseada nos princípios educacionais de Paulo Freire. Nesse período, Freire desenvolveu um método de alfabetização focado em jovens e adultos da periferia do Recife, integrando o contexto social desses alunos em seu processo educativo.


É importante destacar que os anos 60 foram marcados pela ditadura militar no Brasil, iniciada em 1964. Freire, através de sua pedagogia libertadora, contrapôs-se ao modelo liberal de ensino ao incentivar a participação ativa dos educandos no contexto político e social em que estavam inseridos.


Freire enfatizou a necessidade de uma educação crítica para as classes populares marginalizadas, visando à libertação social. Sua abordagem de alfabetização propôs o uso da realidade dos alunos como ponto central no processo de aprendizagem da leitura e escrita, em contraposição às cartilhas tradicionais da época. Para Freire, o aprendizado significativo envolve a compreensão crítica da realidade, desmistificando interpretações falsas.


Furlani (2004) associa a tendência libertadora à educação popular, que analisa criticamente as realidades sociais, desafiando a repressão da ditadura militar, que considerava subversiva qualquer forma de manifestação contra o poder. Paulo Freire, por suas ideias consideradas perigosas pela classe dominante, foi exilado, continuando sua obra em outros países da América Latina e da África.


Freire (1979) criticou o modelo tradicional de ensino, que comparou ao 'ensino bancário', onde o aluno é visto como um recipiente vazio para o conhecimento do professor. Ele defendeu que o ato de ensinar é, essencialmente, um ato político, sem neutralidade social.


A pedagogia libertadora de Freire fundamentou-se em concepções marxistas, como as de Gramsci (1999), que propunha uma revolução social não-armada, baseada na mudança de consciência das camadas desfavorecidas. Gramsci também criticou a exclusão da classe trabalhadora da cultura escolar, defendendo uma educação igualitária para todos.


Snyders (2005) e Freire (1991) compartilharam a visão de que a escola deve integrar as culturas não-sistematizadas do senso comum e as culturas escolares sistematizadas, buscando uma aproximação entre esses dois mundos. Para Freire, na "Pedagogia da Autonomia", o professor deve ser um exemplo ético e respeitoso, estimulando a curiosidade dos alunos e promovendo um ensino que se baseie na realidade e na transformação social.


Assim, a pedagogia libertadora de Paulo Freire continua relevante ao desafiar os paradigmas educacionais, buscando uma educação crítica, emancipatória e comprometida com a transformação social e política.




Objetivos específicos do Projeto: Educação Transformadora e Crítica

O objetivo deste projeto é promover uma educação transformadora e crítica no município de São Sebastião da Lagoa de Roça, PB. Para alcançar esse objetivo, propomos as seguintes ações:

  1. Currículo Contextualizado:

    • Desenvolver um currículo que esteja alinhado com a realidade local, considerando a cultura, história e desafios enfrentados pela comunidade.

    • Incluir temas relevantes, como sustentabilidade, cidadania, direitos humanos e diversidade.

  2. Formação de Professores:

    • Investir na capacitação contínua dos professores, promovendo metodologias ativas, reflexão crítica e práticas pedagógicas inovadoras.

    • Incentivar o diálogo entre os educadores para compartilhar experiências e estratégias eficazes.

  3. Participação Ativa dos Alunos:

    • Estimular a participação ativa dos estudantes por meio de projetos, debates, pesquisas e atividades práticas.

    • Criar espaços para que os alunos expressem suas opiniões, questionem e proponham soluções.

  4. Avaliação Formativa:

    • Substituir avaliações tradicionais por processos formativos que valorizem o desenvolvimento contínuo dos alunos.

    • Focar na compreensão, aplicação e análise do conhecimento, em vez de apenas memorização.

  5. Parcerias Comunitárias:

    • Estabelecer parcerias com instituições locais, como associações, empresas e organizações não governamentais.

    • Realizar projetos conjuntos que beneficiem a comunidade e envolvam os estudantes.

  6. Promoção da Consciência Crítica:

    • Incentivar o pensamento crítico, a análise de informações e a reflexão sobre questões sociais, políticas e econômicas.

    • Capacitar os alunos a serem agentes de mudança em suas vidas e na sociedade.

  7. Monitoramento e Avaliação Contínuos:

    • Acompanhar regularmente os resultados e impactos das ações implementadas.

    • Adaptar estratégias conforme necessário com base nos dados coletados.

Conclusão:

A transformação da educação em São Sebastião da Lagoa de Roça requer esforços colaborativos. A pedagogia crítica, aliada a estratégias específicas, pode impulsionar mudanças significativas. Ao investir na formação de cidadãos críticos e conscientes, estaremos construindo um futuro mais promissor para todos.

Portanto, esse projeto visa não apenas transmitir conhecimentos, mas também empoderar os alunos, despertando sua consciência social e preparando os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma crítica e transformadora. Portanto, o projeto de educação municipal para São Sebastião de Lagoa de Roça pode integrar elementos de conscientização, participação comunitária, valorização da cultura local e combate às desigualdades, inspirando se nas contribuições de uma pedagogia crítica.


REFERÊNCIAS:


  • Portal do Município de São S. de Lagoa de Roça   PB. https://lagoaderoca.pb.gov.br/educacao.htm.

  • BOUDIEU E PAULO FREIRE EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PIERRE. https://editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2012/5ba429cbc7583d8ed26097a961838ae6_1729.pdf.

  •  A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, POPULAR E DEMOCRÁTICA, NA GESTÃO PAULO .... https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/e124a06a 434b 4a3a 8a3d e1405c8ba8c0/content.

  • A educação na cidade   Paulo Freire : Free Download, Borrow, and .... https://archive.org/details/freire paulo. a educacao na cidade.

  • Educação e Cultura / Programas e Projetos   Paulo Freire. https://www.paulofreire.org/educacao e cultura 1/programas e projetos.

  •  Portal do Município de São S. de Lagoa de Roça   PB. https://lagoaderoca.pb.gov.br/.

  • Portal da Câmara Municipal de São S. de Lagoa de Roça   PB. https://camaralagoaderoca.pb.gov.br/.

  • Getty. https://media.gettyimages.com/photos/pierre bourdieu lunesco le 21 novembre 1994 paris france picture id967723912?b=1&k=6&m=967723912&s=612x612&w=0&h=yHwBiCCwgcGk2sPrxfymAo49oTx7B3cWntpXhNd98M8=.

  • Veja as melhores escolas brasileiras no Enem de 2023. https://www.metropoles.com/brasil/veja as melhores escolas brasileiras no enem de 2023.

  • https://www.gp1.com.br/blog/herbert sousa/2018/2/14/portal da transparencia do governo do piaui esta desatualizado 400222.html.

  • https://suporte.hubchannel.com.br/support/solutions/articles/5000765660 como realizar venda avulsa no google play .

  • Ranking das escolas no ENEM: descubra as melhores do Brasil   Descomplica. https://descomplica.com.br/blog/ranking escolas enem/.

  • Enem: as melhores públicas de São Paulo e do Brasil. https://revistaeducacao.com.br/2019/10/21/enem melhores publicas/.

  • Enem: as 10 melhores escolas do Brasil de acordo com as notas ...   Exame. https://exame.com/brasil/enem as 10 maiores escolas do brasil de acordo com as notas de 2022/.

  • undefined. https://t.me/metropolesurgent

  • BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1996.

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

  • BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília, 2014.

  • DCT – Caderno de Linguagens. 2019.

  • FRANCISCO, P. Audiência com estudantes das escolas jesuítas da Itália e da Albânia. Canção Nova, 07 junho 2013. Disponível em: <link>. Acesso em: 5 junho 2022.

  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

  • VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1997.   

  • VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.






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